A proposta da Mostra Sonora é expandir o conhecimento através de mídias não convencionais em crescimento, como é o caso dos podcasts, músicas e outras artes sonoras. Assim, o 10º EDICC visa se desdobrar sob os sentidos e representação dos sons criados a partir da língua escrita e/ou natureza para a construção de conteúdos que visem a divulgação científica e cultural em meio da temática “Esperanças Renovadas?”. Buscamos trabalhos dentro das linhas de pesquisa do evento e provocamos a noção do conhecimento restrito à leitura. Enxergamos o áudio como um formato com potencial de comunicação que mistura informação com educação e entretenimento podendo ser consumido de diferentes formas.
Este formato de mídia têm o potencial de furar a bolha e evitar que nossa linguagem seja tragada por um academicismo distanciado de quem fala para si e os seus, além de produzir engajamento e afetamentos, criar conexões mais profundas com os grupos, comunidades e públicos que nos cercam, assim como aprender com elas e incorporar suas contribuições, vozes e vidas em nossos fazeres e saberes.
É importante demarcar ainda que construir comunicações científicas, culturais e artísticas efetivas no estabelecimento de diálogos com esses públicos plurais é também se engajar politicamente no combate à exclusão epistêmica, no fortalecimento da democratização do conhecimento e na construção de produções mais plurais e complexas.